sábado, setembro 09, 2006

VIDA URGENTE


O desafio da equipe era grande: fazer uma reportagem que reconstituísse o acidente na lagoa Rodrigo de Freitas, mostrasse os perigos da mistura álcool e direção e contasse a história de outras vítimas para reforçar o alerta. Tínhamos um mesmo dia pra gravar em três cidades, um mutirão de edição pela frente. E eu tinha um fantasma pra enfrentar.

Começo de madrugada.
Há exatamente um mês, eu tentava me distrair do sono, enquanto meu carro me levava quase sozinho pra casa. Num cruzamento, o cansaço me venceu. O sinal estava fechado e eu só não avancei cegamente contra dezenas de outros automóveis, porque praticamente destruí o meu carro num veículo que havia respeitado o sinal. Foi essa a lembrança que me acompanhou durante toda a semana.

A cada desabafo dos pais das vítimas em Porto Alegre, eu ouvia os meus próprios pais. A cada história interrompida de gente jovem como eu, era inevitável repensar minha própria história: momentos como os do acidente e tantos outros em que dirigi ou andei com amigos sem condições pra levar o carro com segurança. Há reportagens que mudam o mundo. Há também aquelas que, antes disso, mudam quem as faz. Desta vez foi assim.

* O projeto VIDA URGENTE funciona em Porto Alegre, mas mantêm grupos em várias partes do país. Para saber mais acesse: www.vidaurgente.com.br

** Assista a matéria: http://gmc.globo.com/GMC/1,,2465-p-M537413,00.html

3 comentários:

*marcela* disse...

infelizmente esse eu perdi mesmo.. hehehe só não espero perder com isso o meu cargo de fã nº 1! Assim que puder eu vou assistir no site e te contar o q achei.. mas já tenho certeza que foi ótimo, claro.. (aliás, preciso te repassar os elogios.. minha mae falou q a reportagem fez ela até chorar de emoção..hehe)
beijao, linda.. espero te ver logo..

Lucia disse...

Filha que bom que esta teve varios objetivos, um deles foi fazer com que voce vivenciasse um pouco do tamanho da minha angustia e preocupaçao. Que plante no coraçao de cada jovem a sementinha da cautela.

*marcela* disse...

abandonou??? :P